Notícias de Imprensa

Caixa Agrícola de Leiria entre as Fundações com melhor classificação

"A Fundação Caixa Agrícola de Leiria foi a instituição do distrito melhor classificada num relatório sobre o sector, divulgado, na semana passada, pelo Governo.

A entidade liderada por Mário Matias aparece entre as 26 melhores do País, num universo de 190, deixando atrás fundações como a Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém ou a Mário Soares.

Em análise estiveram critérios como a pertinência/relevância, eficácia, eficiência e sustentabilidade, tendo apenas sido pontuadas as fundações privadas ou público-privadas, onde se incluem as Fundações Escola Profissional de Leiria e Batalha de Aljubarrota, que obtiveram classificações abaixo dos 50 pontos.

A Casa Museu Mário Botas surge também com boa pontuação (62.1), enquanto a Fundação Caixa Agrícola de Leiria (FCAL) obteve 64.1 pontos."

Download publicação
in Jornal de Leiria (09/08/2012)

Solar dos Ataídes distinguido com 'Prémio Korrodi'

"Mais conhecido como 'Casa do Terreiro', o Solar dos Ataídes, actualmente sede da Caixa Agrícola de Leiria, foi distinguido na V Bienal do Prémio Korrodi, na categoria de edifícios recuperados, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Leiria que pretende incentivar a qualidade arquitectónica de edifícios que contribuam para a valorização do património edificado da cidade.

A cerimónia, que decorreu no sábado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Leiria, deu por isso a conhecer a obra vencedora do Prémio Korrodi deste ano, uma distinção que se revelou "bastante importante" e a "prova de que se cumpriu um dos grandes objectivos da instituição que era a recuperação de um dos edifícios mais emblemáticos da cidade", explicou ao Diário de Leiria, António Sequeira, administrador da Caixa de Crédito Agrícola de Leiria.

Após quatro anos de reabilitação, a entidade bancária devolveu assim o edifício à cidade, como forma de reconhecimento, preservando a traça inicial do edificado ao mesmo tempo que adicionou um toque de modernidade, num "casamento que resultou bem", salientou o responsável. "Trata-se de um banco que reconhece que os seus proveitos vêm da região e esta foi uma das maneiras de devolver à região os proveitos que temos conseguido, até porque este é um edifício da cidade. (...) Houve necessidade de fazer uma parte nova, com linhas mais modernas, para poder receber os serviços administrativos do banco", frisou, ainda.

Considerado como "um prémio justo e um exemplo a seguir", a presidente de júri e da Junta de Freguesia de Leiria Laura Esperança colocou a tónica na importância da reabilitação do centro histórico. "Se fosse possível efectuar as recuperações necessárias do centro histórico, por forma a dotá-lo de condições para ser habitado ou para fazer actividades, o centro histórico seria muito diferente", referiu.

Reunindo o consenso do júri, o edifício histórico foi distinguido "não só pela atitude integrada da reabilitação, considerando o edifício como um todo (...), mas também pela qualidade da intervenção, pelo conhecimento que revela da história do edifício e pelo rigor da execução", pode ler-se na acta do concurso.

Ainda de acordo com o documento, a obra destacou-se igualmente "pela integração de um corpo novo" que "contribui para um conjunto arquitectónico harmonioso, onde as intervenções contemporâneas fazem realçar as preexistências, sem se imporem"."

Download publicação
in Diário de Leiria (19/06/2012)

Solar dos Ataídes recuperado para a posteridade

"A recuperação da antiga casa dos Ataídes, situada no Largo do Terreiro, em pleno centro histórico de Leiria, está terminada. Aquele que é um dos mais emblemáticos edifícios do casco antigo da cidade pode agora ser admirado como era nos tempos em que Eça de Queirós partia corações e fugia, vestido de diabo e forquilha na mão, de maridos enganados, ali mesmo ao lado em dia de baile de máscaras.

Cada recanto do antigo Solar dos Ataídes conta uma história e mostra vestígios do passado e de uma Leiria modorrenta e beatífica. A génese da casa encontra-se em documentos datados do século XVI, mas a arqueologia indica que esta será ainda mais antiga.

Um inventário da antiga família proprietária, datado de 1572, refere a existência de três edifícios separados por duas ruelas. Mais tarde, por volta de 1700, as pequenas ruas aparecem em gravuras, já cobertas com dois arcos, que ainda se podem ver na fachada.

Para restaurar alguma da configuração inicial que haveria de ditar os planos de recuperação assinados pelos arquitectos Helena Veludo e Rui Órfão foram demolidas paredes e reabertas portas e janelas há muito entaipadas.

No bloco Sul, onde ficará instalada a sede da Fundação da Caixa Agrícola de Leiria, entidade responsável pelo restauro, é possível admirar a capela datada de 1711 e dedicada à Senhora da Conceição ou a fonte monumental revestida a mosaicos azuis e brancos e encimada com o brasão dos Silva (que entraram na família através do casamento).

A parte central está destinada aos serviços centrais da Caixa de Crédito de Leiria e, a parte Norte, acolherá a zona social de eventos, com o celeiro, lagar, adega, salas de jantar e de eventos, pomar e sala dos fundadores.

A Caixa de Crédito Agrícola vai permitir à população visitar algumas zonas do Solar e fazer uma viagem ao passado sempre que cruzar os velhos portões forjado em ferro do imóvel do centro histórico."

Download publicação
in Jornal de Leiria (18/11/2010)